Nuno Lacerda

Nuno Lacerda

Câmara Municipal de Espinho

Candidato a Presidente

da Câmara Municipal de Espinho

Nuno Lacerda Lopes, nasce em 1960, casado e pai de dois filhos é professor universitário, arquiteto e empreendedor.

Doutorado em Arquitetura pela Universidade do Porto onde é docente desde 1986 é coordenador do Centro de Inovação em Arquitetura e Modos de Habitar nesta faculdade, tendo sido finalista do prémio de inovação pedagógica da UP em 2015.

Assume a coordenação científica do curso de arquitetura da Universidade José Eduardo dos Santos em Angola, de que foi também criador em 2011.

Como arquiteto é autor de diversas obras de referência da arquitetura da nova geração da Escola do Porto com ampla atividade internacional com projetos em Angola, Argélia, Brasil, Marrocos, Nigéria, Gana, Moçambique, Singapura, China, Inglaterra, Irlanda, Dubai e em termos nacionais dos projetos de renovação do Teatro Carlos Alberto no Porto, o complexo B em Viseu, a Escola de Mouriz, a casa Braga, a Herdade no Redondo, e, em Espinho, onde reside e trabalha, salienta obras inovadoras e diferenciadoras como o centro Multimeios, as capelas mortuárias, o Fórum de Arte e Cultura, a reabilitação da antiga escola da rua23 agora sede da Junta de Freguesia, bem como o Bairro de Paramos e o projeto de renovação da orla costeira do concelho de Espinho. Foi por diversas vezes premiado em concursos públicos de arquitetura nacionais e internacionais.

Exerce toda a atividade profissional a partir de Espinho, cidade onde reside, atuando e participando ativamente na vida cívica, artística e cultural do seu concelho.

Formação: Doutoramento e Licenciatura em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Colaboração com a Indústria: Tem trabalhado em vários projetos de inovação e de transferência de tecnologia em colaboração com o tecido empresarial e industrial procurando desenvolver técnicas de conceção, construção e produção de edifícios, espaços e equipamentos orientados para a inovação e o desenvolvimento disciplinar da arquitetura e dos modos de projetar, construir e habitar.

Publicações: Autor de vários livros nacionais e internacionais sobre diferentes temáticas desde a arquitetura, cenografia, desenho, profissão, até às novas metodologias e tecnologias de projeto, construção, novos materiais e BIM. Tem publicado de um modo regular artigos em revistas nacionais e internacionais, e artigos sobre a sua obra arquitetónica construída podem ser encontrados em várias publicações da especialidade e online. De um modo frequente tem realizado e participado em conferências nacionais e internacionais sobre a temática da Arquitectura, modos de Modos de Habitar, Projetar e Construir, da inovação, e da metodologia BIM aplicada ao projeto e ao ensino da arquitetura.

Outras atividades científicas: Coordenador do Centro de Inovação em Arquitectura e Modos de Habitar da FAUP. Coordenador do Núcleo de I&DI da CNLL, lda, núcleo certificado em Gestão de Inovação e Qualidade pela APCER., membro fundador do Grupo BIMFORUM Portugal; GTBIM da PTPC; membro do grupo Habitar; membro da comissão científica do Congresso Internacional Habitar no Espaço Lusófono (CIHEL). Fundador e editor da revista internacional de Arquitetura e Inovação Tecnológica – “Is More”

Produção disciplinar Arquitetónica – Autor de centenas de projetos de edifícios construídos em Portugal e no estrangeiro, participou em várias exposições de arquitetura sobre a sua obra, tendo sido distinguido com diversos prémios nacionais e internacionais de arquitetura. O conjunto da sua obra pode ser encontrado nas diferentes monografias publicadas ao longo dos 25 anos de atividade como arquiteto em campos como a Arquitetura, Cenografia e Design.

 

 

Foco: Planeamento Estratégico, Habitação, Inovação e Cultura

Arquitéto
Professor Universitário
Especialista em Habitação, Novos Modos de Habitar, SmartCities, Construção e Reabilitação do Património
Autor

Mais Equipa

Américo Castro

Américo Castro

Junta de Freguesia de Paramos
Filomena Maia Gomes

Filomena Maia Gomes

Assembleia Municipal
Manuel Novais

Manuel Novais

Assembleia Municipal
Miguel Venâncio

Miguel Venâncio

Câmara Municipal de Espinho